delivery

online

Conheça os termos mais comumente utilizados para descrever os diversos pratos e ingredientes da típica culinária japonesa:

Daikon - nabo, ingrediente que é servido ralado nos pratos com peixe grelhado, e desfiado, nos pratos com sashimi. Além de possuir propriedades antI-bactericidas, ajuda na digestão do peixe cru, pois estimula a salivação.
Gári - gengibre fatiado em conserva, de sabor levemente adocicado. É acompanhamento obrigatório nos pratos com sushi. Além de possuir propriedades anti-bactericidas, também limpa o paladar para que se possa apreciar melhor os diferentes sabores de cada peixe.
Gohan - arroz do tipo japonês, cozido sem óleo e sal.
Gomá - semente de gergelim torrado.
Gunkan - tipo de sushi na qual o bolinho de arroz é envolto por alga marinha(nori) e coloca-se o recheio por cima, que geralmente constitui-se de diferentes tipos de ovas de peixe.
Harussamê - macarrão fino e transparente feito de amido de feijão. Muito utilizado em dietas restritivas por possuir baixo valor calórico e por não conter glúten.
Hashi - palitos de madeira, utilizado no lugar de talheres, para degustar os pratos orientais.
Ikurá - ovas de salmão, importado dos EUA ou Japão. E utilizado como ingrediente de sushi.
Kaibashira - carne branca da vieira, sem a concha e o coral. É servido como niguiri, com raiz forte e uma fina fatia de limão taiti.
Massagô - ovas de capelin, importado dos EUA. Há três opções de tempero: massagô black, massagô orange e massagô wassabi.
Missoshiru - caldinho obtido através do cozimento da pasta de soja fermentada(missô), de sabor levemente salgado. É servido quente, com cebolinha picada, e pode ter ingredientes como o queijo de soja (tofu) ou o vôngole.
Natô - soja fermentada muito consumida pelos japoneses por causa de seu alto valor nutritivo (rico em ferro e fibras). É servida como ingrediente de sushi, com cebolinha picada e mostarda japonesa picante(karashi).
Niguiri - bolinho de arroz de sushi formatado na mão com um filé de peixe colocado por cima. Deve ter o tamanho exato para melhor apreciá-lo, que é colocando somente a parte do peixe no molho de soja (shoyu) e comê-lo de uma só vez, para evitar que se desmanche.
Nori - tipo de alga marinha desidratada geralmente utilizada para se fazer os enroladinhos de sushi (hossomaki).
Sashimi - fatias cruas de peixes selecionados. É servido com nabo desfiado e raiz forte(wasabi).
Shoyu - molho de soja fermentada, muito utilizado na culinária japonesa, principalmente para se degustar os sushis e sashimis.

Saquê - bebida alcoólica obtida através da fermentação do arroz. Sua graduação alcoólica varia de 14° a 17°. Assim como o vinho, possui diversas caracteristicas que deñnem a sua qualidade, como o tipo de arroz, a pureza da água e a região em que foi produzido. Pode ser consumido quente (saques comuns) ou gelado (saques especiais).
Shari - é o arroz de sushi, que possui sabor levemente ácido. Segundo os japoneses, o shari é um dos principais ingredientes que definem a qualidade e o diferencial de cada restaurante japonês, pois cada um o tempera à sua maneira. Os grãos devem ter textura macia e firme ao mesmo tempo, pois devem permanecer intactos após o preparo dos sushis.
Sobá - macarrão feito de trigo sarraceno na qual se faz o prato morisoba, que é servido gelado. Como o udon, há muitas receitas que utilizam este tipo de macarrão.
Somen - finíssimo macarrão feito de farinha de trigo na qual se faz o hiyashi somen, que é servido gelado, com legumes variados colocados por cima. O caldo à base de shoyu com gengibre ralado e cebolinha picada a gosto é colocado separadamente.
Temaki - sushi em formato de cone, com diversas opções de ingredientes à sua escolha. O tamanho ideal do temaki tradicional é aquele em que se consegue comer a parte de cima com apenas uma mordida, para preservar a crocância da alga marinha e saborear, de maneira equilibrada, todos os ingredientes de uma só vez.
Tobikô - ovas de peixe-voador com tempero da casa, proveniente do nordeste brasileiro.
Udon - macarrão feito de farinha de trigo na qual se faz o prato chamado suudon, que é um ensopado muito consumido pelos japoneses.
Unagui - enguia de água doce, grelhado e temperada, importada dos EUA ou do Japão. Pode ser servida como niguiri ou como donburi, com gergelim torrado, pó de capim-limão(sansho) e molho taré(caldo de sabor adocicado à base de açúcar, shoyu e saque).
Uramaki - sushi invertido, ou seja, enroladinhos na qual o arroz de sushi fica por fora e a alga marinha por dentro.
Uni - ovas de ouriço-do-mar, provenientes de Porto Belo - SC. Muito apreciado pelos japoneses, é considerado um ingrediente nobre, na qual se faz o gunkan de uni, composto de arroz de sushi, alga marinha, raiz forte, gotas de limão e flor-de-sal.
Wassabi - raiz forte de cor esverdeada que possui propriedades anti-bactericidas. É ingrediente obrigatório da maioria dos tipos de sushi. Portanto, se ainda não o aprecia. peça para coiooã-lo separadamente.